17 de maio de 2016

Entenda porque Paris recebeu o título internacional de cidade luz

O título de cidade luz conferido a Paris surgiu no século XVII. Nessa época, Paris era importante rota de passagem de estrangeiros e viajantes, e suas ruas permaneciam cheias, inclusive à noite. Por essa razão, era comum encontrar pessoas andando com candeeiros e tochas acesas, mantendo a cidade sempre iluminada.

Mas a esse hábito somou-se outro fato que conferiu a Paris a reputação internacional de cidade luz. Em 1667, a cidade sofreu uma explosão de violência urbana que levou a polícia a tomar uma medida determinante para acabar com a criminalidade. Para inibir os criminosos foi intensificada a iluminação noturna de Paris.

Luminárias tipo candeeiros da época foram substituídas por grandes e pujantes tochas em todas as ruas principais e até nos becos mais afastados. Assim, a capital francesa ficou intensamente iluminada e segura.

Mas, existe ainda outra teoria que explica o título de cidade luz de Paris. Alguns historiadores atribuem o título de cidade luz aos pensadores do Iluminismo no século XVIII. Isso sem contar com a presença iluminada da Torre Eiffel a divulgar o encanto das luzes ao redor do mundo.


Inspirações

Nenhum resultado encontrado